Nota: Sodalício inicia processo de mudança

SODALÍCIO INICIA PROCESSO DE MUDANÇA E NOMEIA
COMISSÃO DE INDEPENDENTES PARA APOIAR AS VÍTIMAS

Há uma vontade total de fazer o correto, e estamos atuando com firmeza nessa linha, indica o Superior Geral do Sodalício de Vida Cristã, Alessandro Moroni.

Lima, 25 de novembro de 2015

Alessandro Moroni, Superior Geral do Sodalício de Vida Cristã, anunciou hoje através de um comunicado dirigido aos membros de sua instituição e das demais instituições vinculadas a ela, o início do que qualificou como uma etapa de Revisão, Reconciliação e Renovação. Para isso, com o pleno respaldo do Conselho Superior do Sodalício, dispôs um processo de revisão e questionamento das práticas e processos da organização, a fim de enfrentar e resolver os problemas causados pelo comportamento condenável de alguns de seus membros, que agiram aproveitando falhas em aspectos que hoje devem ser claramente repropostos.

Comissão de independentes

Nesta tarefa, um dos aspectos mais relevantes é a acusação de práticas de abuso psicológico e inclusive de índole sexual, que são inaceitáveis para qualquer pessoa de bem. Por isso, e para assegurar o máximo rigor no tratamento desses casos, reconhecidos profissionais foram convocados –independentes do Sodalício de Vida Cristã– para que revisem o ocorrido e contribuam a identificar as vítimas, ajudá-las, e proponham as correções necessárias para evitar que esses ou outros fatos similares venham a repetir-se.

A Comissão de Ética para a Justiça e Reconciliação estará composta por:

· Dr. Manuel Sánchez Palacios (Presidente da Comissão). Advogado, foi Presidente do Jurado Nacional de Eleições e distinguido Membro da Corte Suprema da República do Peru.
· Dra. Rosario Fernández Figueroa, Advogada, foi Presidente do Conselho de Ministros e Ministra da Justiça, no Peru.
· Dom Carlos García Camader, Bispo de Lurín, foi Reitor do Seminário Maior Santo Toríbio de Mogrovejo, em Lima.
· Dra. Maíta García Trovato, Médica Cirurgiã com especialização em Psiquiatria, integrou a Comissão do Ministério de Saúde que investigou e denunciou os abusos cometidos na execução do Programa de Anticoncepção Cirúrgica, no Peru.
· Sr. Miguel Humberto Aguirre, Jornalista, foi coordenador geral, Diretor de internet e atualmente é diretor de Conteúdos do Grupo RPP.

Esta Comissão é independente e tem a incumbência inicial de trabalhar por 150 dias para conhecer, atender e confortar as vítimas identificadas.

A informação daqueles casos que devam ser colocados em mãos da justiça civil ou canônica será entregue a tais foros, com o conhecimento das vítimas, e de acordo com os procedimentos aplicáveis. A Comissão terá plenas faculdades para oferecer às vítimas a máxima assistência possível.

Máxima transparência

Essas e todas as medidas tomadas, cujo detalhe está publicado na página www.sodalicio.org, buscam estabelecer claramente que o Sodalício de Vida Cristã está comprometido a atuar com a máxima transparência, e evidenciar que nas decisões e esforços com respeito a estes temas, se está atuando com o máximo rigor.

Da mesma forma, Alessandro Moroni informou que, ainda que possa ser de difícil compreensão para alguns, o Sr. Luis Fernando Figari deve ser mantido em Roma até receber novas instruções da Santa Sé. Isso para não interferir com as investigações que estão sendo realizadas. Por outro lado, a justiça peruana receberá a máxima colaboração que requeira do Sodalício de Vida Cristã.

Nova etapa

Finalmente, é importante ressaltar que o Superior Geral do Sodalício de Vida Cristã tomou a firme decisão de iniciar um processo de revisão e renovação da Instituição, para assegurar a vigência de sua essência cristã e apostólica.

Oficina de Comunicações.
Sodalício de Vida Cristã

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...