Dom Carlos García Camader nasceu em 1954. Seus pais foram Eleodoro García Peña e Georgina Camader Irrebare de García. É o sexto de treze irmãos.
Realizou os seus estudos escolares no Colégio “Víctor Andrés Belaunde” no bairro de Santa Catalina, Lima. Depois de realizar outros estudos, tomou a decisão de ingressar no Seminário Maior Santo Toribio de Mogrovejo, em Lima, para ser sacerdote.
Em 11 de janeiro de 1981, recebeu a Ordenação Diaconal e no dia 8 de dezembro do mesmo ano a Ordenação Sacerdotal.
A sua primeira responsabilidade foi a pastoral vocacional, atuando como formador no programa do Propedêutico da Casa de Nazareth. Neste lapso de tempo, trabalhou também como Vigário na Paróquia Santíssima Cruz em Barranco, Lima.
Em 1984, foi nomeado Diretor Arquidiocesano da Pastoral Vocacional e Secretário Executivo da Comissão Episcopal de Seminários e Vocações, e em 1987 Reitor da Casa Nazareth.
Em 1991 foi enviado a Roma para realizar estudos de atualização no curso de Renovação Espiritual e no dia 8 de dezembro de 1991 foi nomeado Reitor do Seminário Maior Santo Toribio de Mogrovejo, em Lima.
Em fevereiro de 1999, foi novamente chamado para exercer o cargo de Reitor do Seminário Maior Santo Toribio de Mogrovejo, em Lima, gestão que desempenhou até setembro de 2002. Foi presidente da Comissão Episcopal do Apostolado Laical CEAL.
No dia 16 de fevereiro de 2003, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Titular de Villamagna Di Proconsolare e Auxiliar de Lima. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 7 de abril de 2002, das mãos do Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, na Basílica Catedral de Lima.
Ao finalizar o exercício como Reitor do Seminário, em 1996 foi nomeado pároco de Nossa Senhora de Fátima, paróquia localizada na Unidade Nº 3 do bairro Cercado de Lima. Neste mesmo ano foi nomeado Cônego da Basílica Catedral de Lima e Diretor Nacional do Movimento de Retiros Paroquiais João XXIII. Em junho de 1998 foi transladado como pároco da Paróquia Santa Beatriz, no distrito de Lince.
Em 2006 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como o segundo Bispo da Diocese de Lurin. A cerimônia de posse da Diocese foi no 23 de julho deste mesmo ano.
O Lema do seu escudo é “Não Temas”.