A Dra. Maíta García Trovato é Médica Cirurgiã, com especialização em Psiquiatria pela Universidade Nacional Maior de San Marcos. Dentro de seu campo de interesse, encontram-se a Psiquiatria Infantil e do Adolescente, Família, Saúde Mental da Mulher e Bioética.
Na sua vida profissional, ela exerceu diferentes cargos como Assessora Médica da Direção de Reabilitação do Ministério da Saúde, Chefe de Serviço e posteriormente Diretora Executiva do Hospital Víctor Larco Herrera e Diretora Geral do Instituto Nacional de Saúde Mental.
Em 1997 recebeu, de João Paulo II, a condecoração da Ordem de São Silvestre, em atenção ao trabalho realizado em Defesa da Vida e em 1998 lhe foi outorgada a medalha ao mérito no exercício profissional concedida pelo Conselho Nacional do Colégio Médico do Peru.
A Dra. Maíta García Trovato é Membro da Sociedade Peruana de Pediatria, da Associação Peruana de Psiquiatria, Neurologia e Neurocirurgia, da Associação psiquiátrica Peruana, da Comissão de Família e o Comitê de Bioética da Conferencia Episcopal Peruana e atualmente integra a Junta Diretiva da Federação de Associações Médicas Católicas da América Latina (FAMCLAM).